Pesquisando...
terça-feira, 9 de julho de 2013

Cozinhando com Gabriel - Pão de queijo

Estar nas Minas Gerais e não provar do delicioso pão de queijo mineiro é um sacrilégio. Entretanto, pecado maior ainda é morar aqui e não aprender a fazer essa iguaria tão típica e tão conhecida em todo o território nacional.

Vamos lá! À pedidos, a receita do pão de queijo mineiro =D. A receita abaixo é a padrão, na versão que preparei, acabei adaptando ou modificando algumas coisas, as alterações serão acrescentadas apenas a título de curiosidade ao longo da postagem. Se você seguir a receita padrão, fique tranquilo, dará tudo certo.



INGREDIENTES:

  • 1 Kg de polvilho doce
  • 1 copo (250ml) de água
  • 1 copo (250ml) de óleo
  • 1 copo (250ml) de leite integral
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 8 ovos
  • 300g de queijo canastra curado e ralado
  • 1 pote de margarina

MODO DE PREPARO:

1. Ferva o copo de leite (uma outra opção é colocar dois copos de leite ao invés de colocar um copo leite e outro de água - conforme sugerido no passo 4 - Nesse caso, ferveria dois copos e leite e, depois, apenas o óleo).


2. Enquanto o leite ferve, despeje o polvilho numa bacia grande e misture com a colher de sobremesa de sal.



3. Após o leite ferver, despeje-o no polvilho, misturando.



4. Na mesma vasilha onde o leite foi fervido, acrescente os copos de água e de óleo. Ferva-os. (Obs.: Algumas pessoas fervem o leite, a água e o óleo juntos. Não há problema nisso, entretanto, com esse procedimento, o leite talha).



5. Após ferver o óleo e a água, misture-os ao polvilho e, com uma colher grande, mexa para que penetre na massa.



6. Cubra a bacia com um pano e espere esfriar (se quiser que esfrie mais rápido, pode deixar descoberto e mexer de vez em quando para que a massa quente de baixo venha para cima e esfrie).


7. Quando a massa já estiver fria, acrescente os ovos (Dica: quebre os ovos em uma vasilha separada para evitar que misture na massa algum ovo que pode vir podre. A cada ovo bom quebrado, jogue-o na bacia).





8. Misture a massa com os ovos. A forma mais prática de fazer isso é usando uma batedeira industrial, mas, na falta de uma, use as mãos mesmo. Atenção!!! A massa fica muito grudenta, mas não se preocupe com isso, depois você pode limpar suas mãos. (Dica: Se a massa ficar muito seca, você pode acrescentar mais um ou dois ovos. Quanto mais você amassá-la, melhor ficará o pão de queijo - realmente é um trabalho pesado e cansativo).

9. Então, acrescente o queijo ralado e misture (não precisa amassar, apenas misture).


10. Após misturar bem o queijo à massa de polvilho, unte suas mãos com margarina e forme bolinhas de massa.




11. Deixe um espaço entre as bolinhas, pois, ao assar, crescerá um pouco.


12. Ligue o forno no máximo e deixe aquecer. Quando já estiver bem quente, diminua a intensidade da chama e asse os pãezinhos. (Dica: O tempo para assar varia de forno para forno. No da minha casa, demora uma média de 30 a 40 minutos).


13. Quanto estiver assado... bom, não preciso nem dizer o que fazer, não é? Bon appetit!!! =D


0 comentários:

Postar um comentário

 
Voltar ao topo!