Pesquisando...
sexta-feira, 18 de abril de 2014

Por que a tristeza existe?

Talvez para diferenciar da alegria. Se conhecemos a tristeza é porque conhecemos a alegria. E do mesmo modo, após a tristeza, podemos valorizar e nos alegar com a alegria que chega.

Porque difícil é passar pelos momentos de tormenta. Mas, eles passam e, com sua tão esperada derrocada, tem-se o momento mágico da felicidade. Ao menos por um tempo. E, parece-me que assim vamos de alegria em tristeza e de tristeza em alegria. Em movimentos aparentes de vai e vem, como aspirais que teimam em permanecer girando, ora pra cima, ora pra baixo. De acordo com nosso próprio momento.

E, do fundo do drama humano, do medo, da solidão, das sombras da existência... Enfim, do clima de outono que, às vezes, assola o espírito de quem tem um pouco de consciência da própria realidade humana, veio-me, a ideia de que, depois do outono, vem o inverno. Mas, não podemos deixar o inverno tomar conta da nossa existência, pois, depois dele, vem a primavera e o verão. Então, mesmo diante da desesperança é importante fomentar a esperança no coração porque o outono/inverno nunca é eterno... E se eternizamos isso... Vem a depressão.

Daí que, nos momentos de tristeza, solidão ou angústia existenciais, temos que lembrar que já vimos o sol e sabemos o quanto ele é bom. E, principalmente, que, um dia, ele voltará a brilhar dentro de cada um de nós. Assim, como volta fora, no espaço e no tempo.

3 comentários:

  1. Gabriel, como sempre, gosto dos seus textos. Fico feliz por sua preocupação em falar sobre a tristeza; pouco se fala em tristeza, muito se fala em alegria e felicidade. Às vezes, tenho sensação que as pessoas são verdadeiros bobos alegres. Você foi de encontro com um pensamento que vem me acompanhando esses dias, ultimamente, venho prestando atenção como meus poemas trágicos e melancólicos comovem as pessoas. Fiquei curiosa, por mais que as pessoas vivam alegres, se identificam com o triste de meus poemas. A dor parece ser mais intensa que a felicidade. Concordo com você, a tristeza dá significado a alegria, e visse-versa... Concordo, também, que o outono/inverno prepara a primavera que virá... E tudo que era cinza se encherá de cor e poesia com o florir das flores. Obrigada, pela reflexão. Parabéns! Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você, como sempre, colorindo esse espaço com sua presença mais que poética!
      Obrigado, poesia! <3 rsrs

      Excluir
  2. Obrigada, Gabriel pelo carinho e amizade! <3

    ResponderExcluir

 
Voltar ao topo!