Pesquisando...
terça-feira, 19 de março de 2013

O Guia do Mochileiro das Galáxias - "Não entre em pânico!"

"Não entre em pânico!"


Há cerca de dois anos atrás, reli o primeiro volume da "Trilogia de cinco" da série "O Mochileiro das Galáxias", escrita pelo inglês Douglas Adams.

Meu interesse pelas obras dele surgiu quando eu ainda era adolescente e, além de ouvir comentários de amigos, assisti um filme baseado nelas.

Um autor alucinado
Douglas Noel Adams é natural de Cambridge (Inglaterra), nasceu em 1952 e faleceu em 11 de maio de 2001, vítima de um ataque cardíaco.

De acordo com Badley Greive (autor de "Um dia daqueles"), ele se considerava um "ateu radical" e demonstrava "um sentido claro e nítido de justiça e compaixão universais" em seus livros.

Sem exageros, acredito que podemos considerá-lo um Júlio Verne do século XX, não apenas pelas aventuras alucinantes e recheadas de humor e ficção científica, mas também pela profunda crítica social e cultural que sua obra encerra.

Vamos ao livro
Neste primeiro volume, o autor discorre sobre "a vida, o universo e tudo mais" (título do volume 3), pontuando a "função" da Terra, propondo respostas alternativas e bem humoradas à "profunda pergunta sobre o porquê" ("Por que estamos aqui?", "Por que as pessoas nascem?" , "Por que elas morrem?", "Por que elas passam uma grande parte do tempo entre o nascimento e a morte usando relógios digitais?") e questionando alguns parâmetros comportamentais do homem moderno, das instituições e do pensamento (Filosofia e outras ciências especulativas derivadas dela).

O mote existencial é trabalhado a partir da história do inglês Arthur Dent e alguns de seus companheiros espaciais após uma "catástrofe terrível e idiota" (a destruição da Terra).

Então, depois de ficar órfão de planeta, a vida de Arthur Dent e seu conhecimento sobre o Universo mudam vertiginosamente. Ele se transforma (sem o desejar, nem entender nada) em um mochileiro do espaço sob orientação do amigo Ford Prefect, um alienígena que se passava por ator desempregado e que, na verdade, veio à Terra apenas para uma pesquisa de atualização do verbete sobre o planeta para a nova edição do "Guia do Mochileiro das Galáxias".

Em uma viagem espacial cheia de surpresas e perigos, Arthur Dent e Ford encontram de criaturas selvagens e cruéis a seres extremamente inteligentes e, descobrem a finalidade última da Terra (e talvez do Universo?) e de todos os seres que a ela estiveram "organicamente conectados".

Quem quiser pode conferir a série no Google Books: http://books.google.com.br/books?id=RhqJWjZ_6o4C&hl=pt-BR

0 comentários:

Postar um comentário

 
Voltar ao topo!