Pesquisando...
sábado, 13 de abril de 2013

Exercícios Espirituais: expressão visual de uma experiência afetivo-espiritual (parte 2)

Nessa tela é expressa a surpresa reservada às mulheres que foram "muito cedo" ao túmulo do Senhor para perfumar seu corpo. Ao chegar ao local do túmulo, encontram tudo modificado e dois anjos com vestes brancas e resplandecentes.

A ausência do corpo de Jesus começa a desvelar o mistério da ressurreição. Se não houvesse calvário e morte na cruz, não haveria ressurreição. Por isso, na experiência da Quarta Semana (Semana da Ressurreição), somos convidados a perceber que o Cristo da cruz é o mesmo Cristo da Páscoa, pois o abandono e o sofrimento da Cruz conduzem ao espanto pascal, isto é, para a semente germinar deve primeiro morrer.

TELA "ELE RESSUSCITOU" (Acrílico sobre tela - 40 x 30) - autoria: Gabriel Leitão

Do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (24,1-6):
"No primeiro dia da semana, muito cedo, dirigiram-se ao sepulcro com os aromas que haviam preparado. Acharam a pedra removida longe da abertura do sepulcro. Entraram, mas não encontraram o corpo do Senhor Jesus. Não sabiam elas o que pensar, quando apareceram em frente delas dois personagens com vestes resplandecentes. Como estivessem amedrontadas e voltassem o rosto para o chão, disseram-lhes eles: “Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, mas ressuscitou”."

4 comentários:

  1. Mano muito bom ver essa tela por aqui!!!
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Meu irmão, que bom que você gostou de rever a pintura!
    Aliás, agradeço pelo incentivo que me deu quando eu estava iniciando... ainda lá em Feira.

    grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara eu ja tive um sonho que eu estava no mesmo lugar desta pintura

      Excluir
    2. Olá, Eder! Interessante seu sonho. Essa tela foi pintada com base em uma passagem dos Evangelhos que narram a descoberta da ressurreição de Jesus pelos discípulos. abraço!

      Excluir

 
Voltar ao topo!