Pesquisando...
sábado, 5 de outubro de 2013

Liberdade

Tela em acrílico: "Liberdade" (40 x 30) - autoria: Gabriel Leitão
O desejo humano de sentir-se integrado ao mundo, mas sem abandonar a consciência de si, de "ser-separado", passa pelo difícil e doloroso processo de autoconhecimento e de construção da própria personalidade e identidade enquanto ser pessoa. Desse modo, a capacidade que temos de abstrair a realidade e olhá-la de forma ampla, mirando o horizonte, a sociedade, nós mesmos e, assim, contemplar o mundo de modo aparentemente mais completo faz parte de um longo e contínuo caminho de libertação.

A pessoa, num movimento libertário proveniente do mais fundo de si, abre os braços para expressar e sentir o que está acima de si, ao seu redor e sob os próprios pés. Portanto, percebe-se à vontade para "sentir e saborear" o mundo e olhar, ao mesmo tempo, o horizonte e as casas (e talvez mais ainda, enxergar-se dentre as casas...).

Ao por-se acima da própria realidade material, - apesar de apoiado sobre uma rocha mais ou menos formatada, não apenas por ele, mas também pelos que o precederam nesse mesmo lugar, - o indivíduo, num ininterrupto processo de libertação, desvencilha-se de condicionamentos, mas não de todos. Ele está na rocha, mas não está sozinho, pois, carrega consigo um conjunto de valores, crenças e racionalidades que herdou de quem esteve ali antes dele, tal como como certa vez disse Isaac Newton: "Se vi mais longe foi por estar de pé sobre os ombros de gigantes".

Entretanto, nunca alcançamos a total compreensão de quem somos, nem da realidade na qual estamos inseridos. Nesse sentido, a liberdade parece estar na simplicidade e clareza com que se enxerga o mundo ao redor e, simultaneamente, na consciência de que ele não é exatamente o que se está vendo. Todavia, mesmo com as limitações próprias da condição humana, é preciso buscar essa tão sonhada liberdade. É necessário buscá-la e encontrá-la na vida, no mundo e, principalmente, dentro de nós.

2 comentários:

  1. Texto muito interessante para reflexão Gabriel. A imagem retratada na tela também está muito bonita e o representa bem. Parabéns!

    ResponderExcluir

 
Voltar ao topo!